sexta-feira, abril 11, 2008

São Lagarto


Agora que Ti Janot emigrou para um país que não tem de descontar tanto para o estado, pode-se contar a verdade sobre esta enorme "entidade" que é o Grupo Desportivo Recreativo "Os Lagartos".

Ora, para já dizemos que a data em que fundado está mal fundamentada pois o clube já existe há muitos, muitos anos desde o tempo dos Mouros (muçulmanos), pois o clube já esteve ligado a guerras antigas. Este logótipo que está em cima na imagem era( e ainda é) um símbolo respeitado (tal como a "Cruz" fazia parte dos Cruzados) e qualquer pessoa que o visse entrava em pânico imediato e tudo isto porque este símbolo está ligado a São Lagarto.

São Lagarto era um lagarthome ( do latim lagarthmomem; "lagarto-homem") que tinha corpo de homem robusto e puro ribatejano e uma cabeça de lagarto. Não existem registos de como isto é possível mas o que interessa é que este homem na época de D. Afonso Henriques era o homem mais respeitado a nível do distrito, pois foi ele e não o 1º Rei de Portugal que expulsou os mouros do distrito de Santarém.

Agora sim vamos contar a história da lenda mais temida da península Ibérica, o modo pelo qual São Lagarto eliminava os seus inimigos. O Futebol como todos sabem foi inventado em Santarém e as armas de São Lagarto eram apenas uma espada, um machado, um palito, um cajado, uma cabaça cheia de vinho tinto e o mais importante uma bola de futebol ( que na época era uma bexiga de porco cheia de excrementos de chibo). E uma bola de futebol porque?????
Aqui São Lagarto era exímio. Ele como estava só nas suas batalhas necessitava de hipnotizar os mouros para que sem problemas lhes desse a estocada final, e para isso utilizava toda a sua técnica para executar truques com a bola desde voltas ao mundo, cabritos aos mouros, cueca no mouro, enfim a ginga ribatejana! Esta sim é a verdade e o passado sobre este clube!

Conseguimos saber isto pois na nossa equipa existem jogadores que em certos jogos são possuídos pelo espírito de São Lagarto em alguns fins-de-semana. Mas ainda mais importante, no nosso clube existe uma capela ao nosso Santo e um Sumo-Sacerdote que dá pelo nome de Ti Janot.

Esta parte sobre o cargo de Sumo-Sacerdote não se pode descortinar a sua origem, mas pode-se dizer que quem ocupava esse posto antigamente era Eurico, avô de Ti Janot, que passou o cargo para o neto quando foi possuído pelo santo enquanto puxava o travão de mão numa descida do Sardoal.