segunda-feira, abril 13, 2009

À Descoberta de São Lagarto


Já recomeçaram novamente as obras no campo Lagartense, tendo sido a semana passada retirada a bancada que se encontrava atrás da baliza lendária em que Micas ganhou um jogo contra a Linhaceira completamente lesionado e MC Lelo desequilibrou-se contra o G.D. Alcaravela.


Nesse momento encontravam-se, a jogar no sintético, alguns jogadores dos Lagartos, que a meio do jogo ouviram um estrondo.

O estrondo foi de um impacto brutal, de maneira que os sacerdotes ja se dirigiam ao sítio das obras ver se os trabalhadores precisariam de ajuda quando Lamarosa afirmou que o barulho teria sido de uma morcela que teria caído do seu bolso que teria sido lá guardada após o almoço.


Os amigos continuaram a jogar e foi após Vaca ter chegado ao sintético que um martelo eléctrico rebentou para os lados das obras. Quando os jogadores chegaram ao local em que o martelo teria eclipsado viu-se enterrada uma caixa de couro com um selo desenhado de um lagarto. Aí os jogadores começaram a respirar ofegantemente, não devido ao suspense mas sim ao colestrol que os jantares ao sábado a noite na sede proporcionaram aos jogadores de travessa.


Ao abrirem a caixa os jogadores encontraram 4 objectos, sendo eles, um auto-retrato de São Lagarto, uma chave em aluminio que se desdobra em duas, uma carta aos fíeis e as ossadas de São Lagarto.

A chave de aluminio que desdobra em duas foi criada por São Lagarto pois como ele profetizou a profetização se cumpriu. O jogador do povo não é um mas sim dois jogadores: Jacob e Vaca que reuniram o mesmo número de votos. Assim Jacob e Vaca utilizarão cada um uma metade da chave ao pescoço chave esta que abre a adega secreta que se esconde nas traseiras da SEDE.


A carta aos fíeis dizia assim:


"Eu sou o vosso Santo, sou o vosso entesador

eu sou o vosso árbitro, cozinheiro, embriagado, jogador

eu nunca vos abandono eu estou sempre por perto
e através do tinto, sentirão meu afecto

basta jogar por mim e seguir os meus ensinamentos

que terão tesão e relações em cama quente

fraquejarás se duvidares da minha existência velhaca

porque a chave da SEDE reside no Jacob e Vaca."


E o mais importante, a figura de São Lagarto que nos mostra assim que se Deus fez os humanos à sua semelhança, então São Lgarto fez os jogadores do Sardoal à sua.





Este é o São Lagarto no antigo descampado onde hoje se situa o pelado do Sardoal e lutou pela 1ª vez contra os mouros.

As ossadas vão assim ser analisadas por Zé António e Vitinho que vão mais tarde esclarecer se elas são mesmo as ossadas do antigo guerreiro.

Ti Janot, o sumo-sacerdote, já disse que quando regressar ao futebol jogará com a tíbia de São Lagarto dentro do meião ou até mesmo com a omoplata dentro da camisola interior.